Disciplina - Cinema

Sinopse_A_história_das_coisas

A HISTÓRIA DAS COISAS

VOLTAR

INÍCIO     


Saiba mais


Veja o filme na íntegra


(* Colaboração da Profa. Alcione Corbari, de Cascavel/PR).

Documentário de animação, EUA, 20min.; COR/.

Direção: Fábio Gavi

“A história das coisas” (The Story of Stuff) é um filme rápido (20 minutos), dinâmico e muito interessante. Trata do complexo sistema que vai da extração, passa pela produção, distribuição, consumo e acaba no tratamento do lixo. Segundo o documentário, esse sistema é muito mal explicado nos livros, que ignoram alguns aspectos importantes, como as pessoas que participam dessa engrenagem e os limites impostos pela natureza, por exemplo.

A partir do filme, é possível compreender a relação estabelecida entre diversos problemas ambientais e sociais e a necessidade urgente de criarmos um mundo sustentável e justo. Como ponto central desse sistema analisado, o coração que o impulsiona, tem-se o consumo, amplamente incentivado após a Segunda Guerra Mundial. No mundo atual, quem não contribui para “a seta dourada do consumo” não tem valor.

Para isso, diversas ações são postas em práticas com vistas à obsolescência (planejada e perceptiva) dos produtos. Nesse ponto, a mídia desempenha papel fundamental, pois bombardeia os telespectadores com anúncios de produtos e serviços, dizendo a eles que tudo está errado (seus cabelos, suas roupas, seus sapatos...) e que precisam consumir, consumir e consumir. Mas o resultado que o consumismo exagerado traz não é mostrado.

A partir do documentário, podem-se propor debates e novas pesquisas acerca do amplo conteúdo abordado, confecção de cartazes, painéis, campanhas de conscientização na escola e muitas outras atividades.


Sugestões temáticas

Consumismo
Múltiplas linguagens utilizadas
Sustentabilidade
Extração de recursos naturais
Erosão
Produtos químicos tóxicos x saúde


 

OUTRAS  SUGESTÕES

 

Recomendar esta página via e-mail: