Sociedade dos poetas mortos
Nome do autor: Morgana Cristina Bozza
Nome do Coautor: Nilton Sérgio Rech
E-mail para contato: mcbozza@hotmail.com
Instituição / Escola: CE Presidente Castelo Branco - Ensino Médio Regular, Normal e Profissional
Município / Estado: Toledo - Paraná
Conteúdo: Gênero Textual - Poema
Série: 2º
Relato
Resumo
Considerando a importância de explorar diferentes gêneros textuais em sala de aula e de
utilizar os recursos pedagógicos disponibilizados pelos portais educacionais, será apresentada, aqui, uma experiência a partir da exploração de fragmentos de textos literários, neste caso, dos poemas: “The Prophet,” de Abraham Cowley; “ The Ballad of William Bloat”, de Raymond Calvert; “ Ulysses”, de Alfred Lord Tennyson, and “ The Congo” de Vachel Lindsay.
Objetivos
Oportunizar o contato com poetas de Língua Inglesa, com o intuito de despertar o gosto pela literatura, além de aprimorar o vocabulário e as habilidades de compreensão auditiva e, por meio das estratégias de leitura, desenvolver a capacidade de análise de texto.
Metodologia
Anteriormente, os alunos deverão ter assistido ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, sugerido em Educadores > Língua Portuguesa> Filmes> Sugestão de Filmes> clicar no S (parte superior da página) > na página 1>selecionar “Sociedade dos Poetas Mortos).
Link: filmes.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=654
Posteriormente, explorar–se-á o trecho do filme disponível no portal em Educadores >Filmes> à esquerda, selecionar trechos de filmes por disciplina> Inglês> página 2 > Sociedade dos Poetas Mortos – madrugada.
Link: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=15530
Atividade 1:
Os alunos assistirão ao trecho selecionado e responderão, em Inglês, às seguintes perguntas:
- Where are they?
- Who are they?
- What are they doing?
- Who read the poems?
Atividade 2:
O professor distribuirá uma folha com fragmentos, em Inglês, de quatro poemas apresentados no trecho, com a identificação dos autores. Em seguida, acompanharão a leitura feita pelos personagens. Na sequência, os alunos observarão, em slides apresentados na TV multimídia, os títulos dos poemas, ( The Prophet, Ulysses, The Ballad of William Bloat and The Congo) os quais não estão presentes no trecho exibido; e farão a associação com o respectivo poema, baseando-se na leitura prévia.
Atividade 3:
O professor fará a leitura dos fragmentos, esclarecendo algumas questões de vocabulário e a temática explorada nos textos. É interessante ressaltar que o poema “The Congo” permite a exploração da cultura afro.
Atividade 4:
Os alunos ouvirão novamente a leitura do poema “The Congo” feita pelos personagens, observando o ritmo e, depois, será feita a leitura em coro.
Avaliação:
Considerando que o objetivo principal da aula é proporcionar aos alunos o contato com textos literários de Língua Inglesa, a avaliação ocorrerá pela observação da participação dos alunos na atividade.
Links para os arquivos do Portal Dia-a-dia Educação que foram utilizados
filmes.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=654
www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=15530
Referências
Companion to Literature in English.Wordsworth Reference, 1992.
Dictionary of Literature. Geddes and Grosset, UK, 1999.
Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná – LEM disponível em www.diadiaeducacao.com.br acesso em 07/11/2010.
http:/ www. antiromantic.com/ulysses, acesso em 05/11/2010.
http:/ www.antiromantic.com/the – prophet, acesso em 05/11/2010.
http:/www.antiromantic.com/ballad-of-william-bloat, acesso em 06/111/2010.
http:/www.antiromantic.com/the-congo, acesso em 06/11/2010.