Disciplina - Cinema

Filmes & Educação

10/05/2013

Sessão de cinema é dedicada exclusivamente a mamães e bebês

Ao tornar-se mãe, é comum a mulher abrir mão de alguns programas, devido ao comportamento e aos cuidados dedicados ao bebê. Pegar um cineminha parece uma atividade impensável quando se tem de lidar com choro, troca de fraldas e amamentação. Para solucionar esse impasse, foi criado o CineMaterna, um projeto que abre as portas das salas de projeção para as novas mamães com crianças de até 18 meses.


A ideia surgiu de um grupo de discussão sobre parto humanizado e maternidade ativa. “Nossa proposta é convidar mães para um passeio acolhedor, onde ela possa conhecer outras mulheres na mesma situação e, assim, voltar a ter uma vida social”, explica Taís Viana, co-fundadora do projeto.


Adaptadas, as salas de cinema contam com som e ar-condicionado suaves, para não irritar os pequenos. “Os filmes são para adultos e os bebês acabam dormindo tranquilos durante a sessão”, acrescenta Taís. Para não atrapalhar os pimpolhos, as luzes ficam levemente acesas durante a exibição do longa-metragem, além de haver um espaço para “estacionar” os carrinhos de bebê e trocadores.


Quem quiser ainda pode curtir o filme enquanto brinca com o filho, em um tapete localizado logo na primeira fila. Ao fim de cada sessão, o grupo de mães se reúne para bater papo, sempre acompanhado de um bom cafezinho.


Para participar, porém, é preciso ficar atenta a algumas regrinhas. Fotos, por exemplo, são permitidas apenas sem flash e brinquedos que pisquem ou emitam sons não são bem-vindos. Um chorinho é normal, mas quando é muito alto acaba atrapalhando, inclusive o sono dos coleguinhas. "Por isso, pedimos para que as mães, nesse caso, deem uma voltinha fora da sala com o bebê, para acalmá-lo”, diz Taís.


Ingressos e programação

Com programações mensais, em parceria com redes de cinema espalhadas pelo País, as sessões acontecem durante a semana, sempre no começo da tarde. Para conferir, basta ir ao cinema no dia marcado e comprar o ingresso, ao custo médio de R$ 15 (inteira). Pais, avós, tias e amigos também podem acompanhar.


A programação pode ser encontrada no site do CineMaterna. Na página oficial, quem se cadastra recebe a lista de encontros completa por e-mail e ainda ganha o direito de votar no filme que quer assistir na próxima ida ao cinema.


Notícia retirada do site Terra. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.