Disciplina - Cinema

Filmes & Educação

19/06/2013

Cinema brasileiro terá números históricos em 2013

Por: ANDRÉ MIRANDA - AGÊNCIA O GLOBO

Rio de Janeiro, RJ – Uma marca que não é alcançada pelo Brasil desde 1986 pode ser quebrada em 2013: o lançamento de mais de 100 longas-metragens nacionais em salas de cinema. Nos últimos dez anos, entre 2003 e 2012, a média de lançamentos foi de 71 obras.

O número de 100 filmes, que seria alcançado segundo uma previsão da Agência Nacional de Cinema (Ancine), portanto, significaria um avanço para a capacidade de produção nacional, deficiente em anos recentes; mas, de acordo com membros do mercado audiovisual, serviria também para evidenciar outros problemas, como a falta de competitividade.

O que vinha acontecendo até aqui é que a disputa por espaço nas salas com os blockbusters internacionais e os limitados recursos para a produção sempre impediram voos maiores. Mas em 2013 tem sido diferente. Até agora, foram lançados 45 filmes com produção ou coprodução brasileira nas salas de cinema. No fim do mês, quando o ano estiver exatamente na metade, a previsão é que esse número deve chegar a 55 lançamentos.

“Já temos, até agora, mais filmes nacionais lançados em 2013 do que o número total de 2003 (quando 30 filmes brasileiros chegaram às telas)”, diz Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine. “Devemos chegar aos 100 longas-metragens porque amadurecemos. Temos uma produção diversificada e temos mecanismos para incentivar essa produção”.


Notícia retirada do site Gazeta de Alagoas. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.