Disciplina - Cinema

Filmes & Educação

18/06/2013

Filme brasileiro vence “Cannes da animação”

São Paulo – Primeira animação brasileira a ser selecionada para o francês Festival de Annecy, conhecido como o “Cannes da animação”, o filme brasileiro “Uma história de amor e fúria”, de Luiz Bolognesi, conquistou o principal prêmio do evento em cerimônia realizada ontem.

A produção custou 3 milhões de dólares, segundo a revista Variety, e levou seis anos para ser finalizada.

O filme é a primeira experiência de Bolognesi como diretor. Ele foi roteirista dos filmes "Bicho de Sete Cabeças" (2001), "Chega de Saudade" (2008) e "As Melhores Coisas do Mundo" (2010).

A trama de “Uma história de amor e fúria” gira em torno da experiência de um guerreiro indígena que, ao morrer, assume a forma de um passáro e vive 600 anos de história do Brasil: da colonização, passando pela ditadura militar, até o ano de 2096, quando acontece a guerra pela água.

Camila Pitanga, Selton Mello e Rodrigo Santoro são algumas das vozes que deram vida aos personagens da animação voltada para o público adulto.

Premiados
Considerado um dos principais eventos do gênero de animação, o Festival de Annecy também premiou o filme espanhol “O apóstolo” como a melhor produção segundo o público. Além dele, "Room on the Broom" venceu como melhor produção, o canadense "Subconscious Password" foi eleito o melhor curta e "Dumb Ways to Die", produzido pela McCann em Melbourne, na Austrália, arrematou o prêmio de melhor animação comissionada. Ao todo, 236 produções participaram da competição.


Notícia retirada do site Exame. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor,
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.