Disciplina - Cinema

Filmes & Educação

22/07/2013

Crianças 'fazem cinema' por meio de telefones móveis em Uberlândia

Iniciativa é promovida por projeto cultural da Associação EMCANTAR.
Oficinas contam com cerca de 90 crianças e adolescentes.

Do G1 Triângulo Mineiro



Crianças e adolescentes de Uberlândia, que participam do projeto cultural “Olho Portátil”, foram beneficiadas com mais uma experiência artística. De forma simples e prática, eles aprenderam a arte cinematográfica, produzindo filmes por meio de aparelhos celulares.

A oficineira do projeto, Aline Miguel, observou que o telefone móvel tornou-se uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no mundo, sendo um equipamento de fácil acesso e deixando de ser apenas telefone para tornar-se um minicomputador. Por isso, o projeto traz como proposta “resignificar” o uso do celular. Ou seja, não usá-lo apenas com jogos ou para acesso às redes sociais, mas também como ferramenta de comunicação que produz a informação através de vídeos.

Partindo desse pensamento, ela teve a ideia de proporcionar a nova experiência aos jovens talentos. “Os participantes mergulham na sua cultura local como fonte inspiradora. A partir das manifestações culturais, caminham pelos principais gêneros do cinema. Usam celulares como câmeras e a imaginação como motor principal”, explicou Aline.

Durante as oficinas semanais, as crianças aprendem como captar o olhar perante o mundo e transformá-lo em um roteiro de ficção, videoclipe, animação ou documentário. Com o roteiro em mãos, escolhem a locação e elaboram o cenário, fazem a direção e gravam.

As oficinas são realizadas às terças-feiras e quintas-feiras, no Algar Transforma, localizada no Bairro Alvorada.

Diretores mirins e valorização do projeto
A estudante Sabrina Pereira, de 14 anos, é uma dos diretoras mirins que aproveitam cada orientação da oficina e sente-se orgulhosa de fazer parte do projeto. Ela disse que aprendeu a ser mais desinibida. “Adoro o Olho Portátil. Gosto muito quando nós gravamos e atuamos. Antes eu era muito tímida, mas ele mudou minha vida, por isso agradeço a todos por essa experiência. É um projeto que todas as crianças deveriam conhecer”, revelou.
Para Lorraynne Lopes, de 14 anos, o melhor do projeto é o aprendizado aliado à diversão. “O modo de ensinar é muito legal, por isso eu quis continuar no Projeto também este ano”, justificou.

Shirley Oliveira está há dois anos no Projeto e disse gostar mais dos momentos de criação dos vídeos. “Ao final das oficinas os alunos passaram pelas principais funções do cinema para representarem seus conhecimentos sobre as manifestações culturais. Com a linguagem do audiovisual, ainda aprendem a se apresentar e representar para o mundo”, comentou.

Olho Portátil
O Olho Portátil é um projeto de formação cultural realizado com 90 crianças e adolescentes, todos alunos de escolas públicas da região Leste de Uberlândia. Por meio de oficinas, o Olho contempla atividades que integram música, literatura, manifestações populares, teatro e audiovisual. Os principais resultados esperados são a produção e publicação de vídeos no blog e a realização de mostras de vídeos ao final do ano.

Em seu terceiro ano de realização, o projeto é apresentado pelo Governo de Minas e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.


Notícia retirada do site G1. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.