Disciplina - Cinema

Filmes & Educação

08/08/2013

Filme inédito de Orson Welles é descoberto na Itália

O filme "Too Much Johnson" (1938), de Orson Welles, considerado perdido desde 1970, foi encontrado recentemente em um armazém da cidade de Pordenone, no norte italiano.

A película já foi restaurada e vai estrear no dia 9 de outubro na Itália, no festival Le Giornate del Cinema Muto, em Pordenone. Nos Estados Unidos, a raridade será exibida em 16 de outubro, no museu George Eastman House, em Rochester, Nova York.

Dividida em três partes, a comédia pastelão foi concebida para ser projetada no teatro, como prólogo de uma montagem de William Gillette, de 1894, assinada por Welles.

A ideia do diretor para o filme era exibi-lo com música e efeitos sonoros reproduzidos ao vivo, no Mercury Theatre, de Nova York, no dia 16 de agosto de 1938. A projeção, no entanto, nunca foi feita.

Participam do filme mudo os atores Joseph Cotten Eustace Wyatt, Edgar Barrier, Ruth Ford, Arlene Francis, Mary Wickes, além de Welles e sua mulher Virginia Nicholson.

O rolo foi encontrado por uma equipe da associação italiana Cinemazero. O arquivo Cineteca del Friuli da Itália, então, cedeu a cópia para restauração no museu George Eastman House, nos Estados Unidos. O projeto foi bancado pela National Film Preservation Foundation.

Até então, acreditava-se que a única cópia de "Too Much Johnson" havia sido queimada em um incêncio na casa de Welles em Madri, em 1970.

"Esta é de longe a mais importante restauração de filme da George Eastman House em muito tempo", disse Paolo Cherchi Usai, curador sênior do filme, que supervisionou o projeto no George Eastman House.

"Segurar nas mãos o mesmo rolo que tinha sido editado pessoalmente por Orson Welles há 75 anos provoca uma emoção simplesmente indescritível."


Notícia retirada do site UOL. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.