Filmes & Educação
17/12/2018
Projeto de Cinema
PROJETO DE CINEMA ENCANTA COLÉGIO DE TOLEDONa cidade de Toledo um projeto vem empolgando os alunos do Colégio Estadual Dario Vellozo com a produção de filmes em sala de aula. O projeto se chama Cinearte, está em sua 5ª edição e foi idealizado pelos professores de arte Davi Ferreira e Simone Matos no intuito de explorar os conteúdos da disciplina com outras ferramentas. A atividade deu tão certo que aos poucos foi envolvendo outras disciplinas e sendo levada também para outros colégios da cidade.
A Cinearte começa já no inicio de ano com a escolha de um tema que será base para os filmes. A cada ano há um avanço incluindo algum elemento que atrai e desafia os alunos. Em 2018 eles tiveram que envolver conteúdos trabalhados nas disciplinas de história, língua portuguesa, filosofia e sociologia e surgiram filmes sobre sustentabilidade, violência contra a mulher, literatura, mitologia, diversos tipos de preconceitos e fatos históricos. Ao todo foram 70 filmes produzidos por 700 alunos do Ensino Fundamental e Médio que acabou envolvendo toda a comunidade, pais, empresas patrocinadoras e órgãos públicos. Em Novembro ocorreu a mostra dos trabalhos no Auditório da Prefeitura de Toledo e se encerrou com um rodizio de pizza para premiar os melhores filmes.
O professor Davi Ferreira destaca que esta atividade cativa os aluno, pois usa de ferramentas que lhe é familiar como celular, câmera fotográfica, internet e computador. Segundo ele, “os alunos demonstraram grande aprendizado e os professores agora tem uma ferramenta a mais para desenvolver os conteúdos. O Colégio foi aos poucos adquirindo câmeras, notebooks, projetores e internet livre para os alunos realizarem o trabalho. E o resultado veio com histórias brilhantes que demostram que os novos conhecimentos e habilidades apropriadas pelos alunos”. Já para a professora Simone Matos o cinema é bem atrativo para se trabalhar os conteúdos. “Com o cinema eles produzem conhecimento e expressam suas ideias e nós professores conseguimos diagnosticar os talentos e as dificuldades do aluno e da turma e intervir em cada necessidade”.
Na opinião dos alunos o projeto diverte, traz novos conhecimentos e valoriza as nossas ideias. A aluna Kaline Grossi do 2º ano explica que a atividade iniciou com a formação de grupos, depois o roteiro, os ensaios, as filmagens, a edição, a apresentação e por fim a confraternização. “Em cada momento podemos criar e aprimorar nossas virtudes. A Cinearte é uma atividade muito significativa pra nós alunos que ficará para sempre guardado na memória e no coração de cada um que fez parte deste processo”. Outra aluna, Beatriz Welter do 9º ano, assegura que as aulas envolveram pesquisa, conversas e muita prática. “Produzir um curta-metragem vai muito além de gravar e editar. Os professores tornaram nossas aulas divertidas e bem modernas. O filme tornou-nos mais unidos e fez com que relacionássemos melhor uns com os outros. Penso em ser atriz ou quem sabem uma cinegrafista” afirma ela. Já para a aluna Fabíola Rodrigues presidente do Grêmio Estudantil a Cinearte ensinou os alunos a trabalhar em equipe e a escutar as pessoas. “O aprendizado em grupo vamos levar conosco para sempre. Vamos usar esse aprendizado no mercado de trabalho junto com a criatividade, a união e a sensibilidade” assegura.
Para a equipe admistrativa do Colégio o Projeto é extremamente relevante para o processo de ensino aprendizagem. As pedagogas Suzana Mazzoco e Elisandra Gafuri que acompanharam as produções ressaltam que atividades com esta desenvolve a autonomia do aluno como sujeito do conhecimento. É algo que atrai e aproxima o aluno para o estudo. Elas asseguram também “O trabalho realizado em equipe proporciona aos educandos a vivência em sociedade. As tarefas são divididas e cada integrante desenvolve uma parte do vídeo e, ao final, a produção se torna coletiva”. Compartilhando desta mesma opinião o Diretor Euclides Freese defende que o projeto Cinearte tem grande relevância para os alunos do Colégio. Segundo ele “com a Cinearte o aluno aprende pra vida, na medida em que se obrigam a usar a criatividade, a trabalhar em grupo. Ele teve que desenvolver o tema proposto de forma que abordasse todas as disciplinas. E para os alunos do Grêmio Estudantil que ajudaram na divulgação, escrutínio, premiação e confraternização o projeto incentiva o protagonismo juvenil”.
Após produzirem os filmes o Colégio realizou uma mostra convidando os familiares e amigos. Em seguida foi realizado um café e um rodízio de pizza para premiar a melhor atriz, o melhor ator, o filme preferido pelo publico e o melhor filme de cada turma. Desta forma, percebe-se um grande envolvimento e motivação por parte dos alunos nesta atividade diferenciada realizada pelo Colégio. Nota-se também, em todos os segmentos da comunidade escolar um entusiasmo e um orgulho pelo projeto que traz enormes benefícios a todos.
Todas as informações são de responsabilidade dos autores.