Disciplina - Cinema

Filmes & Educação

08/04/2019

Cine Passeio valoriza a região e muda a paisagem urbana

Milhares de pessoas ocuparam a rua Riachuelo, que foi fechada ao tráfego, para assistir à projeção dos clássicos na fachada do edifício, com uma trilha sonora especialmente preparada para o evento. O público foi convidado a conhecer o Cine Passeio e compareceu em peso, lotando todas as salas e manifestando admiração pelo espaço.

As amigas Bela Pagliosa, Berenice Daher e Francisca Cury destacaram a importância do Cine Passeio para a revitalização do Centro de Curitiba. “Foi uma ideia sensacional”, disse a arquiteta Francisca Cury. “O grande 'lance' é o espaço cultural em si, como forma de trazer as pessoas para o Centro e movimentar esta região”, destacou. “Ter um cinema da Prefeitura é muito importante. É legal saber que temos uma opção diferente dos cinemas de shoppings”, completou Berenice .

Os amigos Cecília Carollo e Guilherme Poletto, estudantes do Ensino Médio, contaram que passavam em frente o prédio restaurado e ficavam imaginando o que havia dentro. “Não fazia ideia. O espaço é muito lindo”, avaliou Cecília, que está entusiasmada com a ideia de experimentar os cinemas de rua.

Moradora do entorno, Maria das Graças já sentiu a diferença das ruas centrais com a implantação do Cine Passeio. “Estamos a uma quadra deste lugar, e é fantástico ver isso aqui. A gente fica feliz em ver a cidade em movimento”, afirmou.

O tradutor Kiko Nunes frequentava os antigos cinemas de rua de Curitiba e quer voltar a assistir aos filmes nos cines Luz e Ritz. “O espaço está maravilhoso. Belíssimo ver esses nomes que evocam a história da cidade. É um presente estar aqui.”

Espaço para o audiovisual

A produtora Jussara Locatelli, vice-presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná, acompanhou a inauguração. Ela considera que o Cine Passeio é um espaço dedicado a quem produz cinema. “Nós, da indústria audiovisual, às vezes temos dificuldade de entrar no circuito comercial, pois os filmes estrangeiros ocupam as salas disponíveis. Essa é, sem dúvida, uma oportunidade de contar bilheteria e mostrar para a população a produção local”, disse.

Jussara também observa mudanças na paisagem urbana. “Já podemos perceber que o Cine Passeio mudou o seu entorno, modificou a atitude das pessoas, que passaram a frequentar um lugar que era esquecido. Sem dúvida, o Cine Passeio, além de permitir que as pessoas possam frequentar o cinema, faz a gente voltar aos bons tempos da Rua Riachuelo e do Paço Municipal”, ressaltou.

“Essa proposta de misturar filmes de arte e comerciais na programação é bem interessante. Muitos jovens que virão conhecer esse lugar atraídos pelos filmes mais comerciais, vão se deparar com bons filmes e poderão despertar para o cinema arte. Vão descobrir que cinema não é só Hollywood. Muitos poderão até descobrir o amor pela produção de cinema”, comentou a jornalista Gabrielle Russi, estudante de pós-graduação em Cinema da Universidade Tuiuti. “É um excelente espaço para a formação audiovisual, o que ainda está em falta em nossa cidade”, afirmou.

O estudante Otávio Corrêa, aluno da Unespar, comentou sua satisfação de participar da abertura do Cine Passeio. “Para nós o cinema é como se fosse uma porta para um mundo que queremos atingir. Queremos ter nossos filmes exibidos aqui. É ótimo entender e poder estar ao lado de todo esse público que está passando por aqui hoje”, afirmou.

Esta notícia foi publicada no site curitiba.pr.gov.br em 28/03/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.